top of page

Programa Florescer completa oito anos de atividades


Recentemente, o Programa Florescer, mantido pelo Grupo G10 e Rodoparaná, em Maringá, completou oito anos de atividades. Ao longo deste período, a iniciativa fez diferença na vida de centenas de crianças e adolescentes. A franquia instalada anexa à sede do G10, dobrou seu atendimento desde 2009.

Inicialmente, o programa atendia 40 crianças em um único período. Atualmente, este número saltou para 83 beneficiários, com idades entre seis a 14 anos. O período de atendimento também foi ampliado. “Passamos a atendê-los em dois períodos e os dividimos por faixa etária. Então no período da manhã trabalhamos com as crianças menores, enquanto no período da tarde, atendemos as maiores e os adolescentes”, conta a coordenadora pedagógica, Fátima Souza.

ATENDIMENTO

A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Programa Florescer atua como um contraturno escolar na rotina dos beneficiários. Atendidos de segunda a sexta-feira, eles recebem transporte gratuito, uniforme, lanche e almoço.

Dentro da programação está inserida oficinas que contemplam a área pedagógica, como reforço escolar e inglês; esportiva, como as oficinas de futsal e rugby; e também artística com aulas de música, dança, artesanato.

Além disso, a equipe também trabalha valores importantes para o desenvolvimento da cidadania e da postura profissional. “Em nossa grade temos uma oficina sobre ‘educação para a vida’. O objetivo do Florescer é impactar de maneira permanente na vida dessas famílias, por isso, trabalhamos com conteúdos importantes para a formação do cidadão”, conta Fátima.

APRENDIZAGEM

Além da ampliação no número de beneficiários, em 2015 o Programa Florescer criou uma nova linha de atendimento chamada "Florescer, Formando para o Trabalho", que visa a formação profissional por meio de curso de aprendizagem, na área de logística.

A ideia é que os beneficiários atendidos pelo Programa Florescer sejam inseridos no programa de aprendizagem após atingirem a idade necessária. “Atendemos o adolescente com as oficinas até os 14 anos e após este período o objetivo é que eles façam parte do grupo de jovens aprendizes”, explica Fátima.

Atualmente, 34 jovens fazem parte do programa de aprendizagem.


bottom of page