Sobre o  Florescer

O Programa Florescer nasceu a partir da iniciativa de Raul Anselmo Randon, presidente das Empresas Randon. Sua motivação: fazer algo na área da educação para crianças e adolescentes, entre seis e quatorze anos de idade, com menos oportunidades econômicas e sociais. A concretização do sonho ocorreu em 2002 com o início das atividades pedagógicas na Casa Florescer, um local especialmente construído no parque fabril das Empresas Randon.

 

Programa Florescer G10 Maringá

Desde o início de suas atividades em Maringá, o Grupo G10 vem se constituindo como uma empresa de responsabilidade

social.  Sua trajetória é marcada por ações sociais voltadas a seus colaboradores e a comunidade. Com essa postura, em julho de 2009 inaugurou uma franquia do Programa Florescerem Maringá, nas dependências da empresa. Em local especialmente construído para o programa, O Florescer G10 Maringá foi pensado como um espaço para a aprendizagem, a prática e a multiplicação da cidadania. Durante o primeiro ano de funcionamento, o programa atendeu 42 entre crianças com diferentes atividades no período vespertino. No ano de 2015 este número dobrou. Atualmente, o programa funciona nos dois períodos e atende 84 beneficiários entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Nosso Símbolo

Por que o girassol?

 

Como o girassol, que em tão pouco tempo multiplicou-se em todo o mundo, queremos que esta ação social se multiplique gerando comprometimentos sociais, tornando-se um poderoso agente de mudança;

 

- Como o girassol, que segue o trajeto do Sol em busca da luz, da energia e da vida; o Florescer buscará formar seres flexíveis, dotados de uma incansável vontade de saber, capazes de ir a busca de seus sonhos. Como o girassol, o Florescer buscará a ligação entre os diversos elos da sociedade para um objetivo comum.

Por que o horizonte?

 

O céu azul significa abrir-se para o mundo, buscar um novo horizonte de vida e de futuro. O horizonte representa uma nova perspectiva de futuro, um novo caminho de oportunidades para realização de sonhos.

Palavra  Florescer

 

O nome do programa foi pensado com muito carinho e tem um sentido especial:  queremos que nossas crianças e adolescentes floresçam para a vida, como seres coletivos, autônomos, participativos, solidários, cooperativos e co-participativos do processo de melhoria de qualidade de vida.

Filosofia

Buscamos promover o saber sem jamais esquecer do ser, valorizamos não somente o produto da aprendizagem, mas, seu processo, onde se aprende a aprender, a conviver, a

interagir e a se comunicar, dentro do princípio de que educar-se significa construir-se enquanto ser humano, preparado para a vida e para o exercício da cidadania.

Os princípios que norteiam o  Programa Florescer são:

   Formação Integral

Proporcionar uma formação integral e multidisciplinar.

 

>    Liberdade Criadora

Promover a liberdade de criação e de  expressão.

 

>    Oportunidades

Oportunizar atividades pedagógicas, que desenvolvam habilidades e competências.

 

>    Respeito e  Valorização

Respeitar e valorizar o ser humano.

 

>    Responsabilidade Social

Ser exemplo de comprometimento social e de compromisso com o futuro.

> Educação para a vida

Educar para melhoria de qualidade de vida.

 

> Sabedoria

Aprimorar e utilizar o conhecimento.​

 

> Crescer

Crescer como cidadão, preparado para a vida, para o mundo e para um futuro promissor.

 

> Ética

Ser exemplo de ética e de integridade moral.

Objetivos do Programa

> Promover a formação integral do ser humano, desenvolvendo as dimensões: intelectuais, físicas, emocionais, culturais e sociais;

> Extinguir o trabalho infantil;

> Promover a inclusão social de crianças e adolescentes.

> Desenvolver um trabalho preventivo contra:

​- Riscos sociais infanto-juvenil;

- Repetência e evasão escolar;

- Marginalidade, dependência química e prostituição infanto-juvenil.

Eixos  do  Programa

As atividades pedagógicas, culturais e esportivas foram organizadas baseando-se na teoria das Múltiplas Inteligências, proposta por Howard Gardner (1943). Para o referido autor, a inteligência é composta por múltiplos módulos de habilidades interdependentes, porém, com relativa autonomia entre elas. A teoria de Gardner valoriza a habilidade para resolver problemas, o que contribui tanto para expandir e evidenciar uma maior gama de habilidades e talentos do ser humano, como também para corroborar que temos diferentes maneiras de aprender e até mesmo, diferentes formas de aprender determinados conteúdos, deixando de lado o conceito ultrapassado de conhecimento fragmentado e reforçando o conceito de conhecimento em rede. Tendo como base a Teoria das Múltiplas Inteligências, o programa se organiza a partir dos seguintes eixos:

>    Acompanhamento das tarefas escolares

 

> Reforço Pedagógico

 

> Educação para vida

 

> Inglês

 

> Oficina de pintura em tela

 

> Educação Corporal

 

> Recreação

© 2017

Site criado em benefício ao Programa Florescer.

Ligue:

(44) 3253-4910

(44) 3261-0020

Ramal: 9099

Endereço: 

Rodovia. PR 317, 4652 - Bloco 4 - Saída para Astorga - Maringá, PR