Programa Florescer
Sobre o Florescer
O Programa Florescer nasceu a partir da iniciativa de Raul Anselmo Randon, presidente das Empresas Randon. Sua motivação: fazer algo na área da educação para crianças e adolescentes, entre seis e quatorze anos de idade, com menos oportunidades econômicas e sociais. A concretização do sonho ocorreu em 2002 com o início das atividades pedagógicas na Casa Florescer, um local especialmente construído no parque fabril das Empresas Randon.
Programa Florescer G10 Maringá
Desde o início de suas atividades em Maringá, o Grupo G10 vem se constituindo como uma empresa de responsabilidade
social. Sua trajetória é marcada por ações sociais voltadas a seus colaboradores e a comunidade. Com essa postura, em julho de 2009 inaugurou uma franquia do Programa Florescerem Maringá, nas dependências da empresa. Em local especialmente construído para o programa, O Florescer G10 Maringá foi pensado como um espaço para a aprendizagem, a prática e a multiplicação da cidadania. Durante o primeiro ano de funcionamento, o programa atendeu 42 entre crianças com diferentes atividades no período vespertino. No ano de 2015 este número dobrou. Atualmente, o programa funciona nos dois períodos e atende 84 beneficiários entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Nosso Símbolo
Por que o girassol?
Como o girassol, que em tão pouco tempo multiplicou-se em todo o mundo, queremos que esta ação social se multiplique gerando comprometimentos sociais, tornando-se um poderoso agente de mudança;
- Como o girassol, que segue o trajeto do Sol em busca da luz, da energia e da vida; o Florescer buscará formar seres flexíveis, dotados de uma incansável vontade de saber, capazes de ir a busca de seus sonhos. Como o girassol, o Florescer buscará a ligação entre os diversos elos da sociedade para um objetivo comum.
Por que o horizonte?
O céu azul significa abrir-se para o mundo, buscar um novo horizonte de vida e de futuro. O horizonte representa uma nova perspectiva de futuro, um novo caminho de oportunidades para realização de sonhos.
Palavra Florescer
O nome do programa foi pensado com muito carinho e tem um sentido especial: queremos que nossas crianças e adolescentes floresçam para a vida, como seres coletivos, autônomos, participativos, solidários, cooperativos e co-participativos do processo de melhoria de qualidade de vida.
Filosofia
Buscamos promover o saber sem jamais esquecer do ser, valorizamos não somente o produto da aprendizagem, mas, seu processo, onde se aprende a aprender, a conviver, a
interagir e a se comunicar, dentro do princípio de que educar-se significa construir-se enquanto ser humano, preparado para a vida e para o exercício da cidadania.
Missão
Preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e para um futuro promissor.
Visão
Ter instituições e pessoas comprometidas com o social investindo na criança e no adolescente de hoje, que serão os cidadãos, do Brasil, de amanhã.
Valores
Formação Integral, Liberdade Criadora, Oportunidades, Respeito e Valorização, Educação para a vida, Sabedoria, Crescer, Ética e Responsabilidade Social
Os princípios que norteiam o Programa Florescer são:
> Formação Integral
Proporcionar uma formação integral e multidisciplinar.
> Liberdade Criadora
Promover a liberdade de criação e de expressão.
> Oportunidades
Oportunizar atividades pedagógicas, que desenvolvam habilidades e competências.
> Respeito e Valorização
Respeitar e valorizar o ser humano.
> Responsabilidade Social
Ser exemplo de comprometimento social e de compromisso com o futuro.
> Educação para a vida
Educar para melhoria de qualidade de vida.
> Sabedoria
Aprimorar e utilizar o conhecimento.
> Crescer
Crescer como cidadão, preparado para a vida, para o mundo e para um futuro promissor.
> Ética
Ser exemplo de ética e de integridade moral.
Objetivos do Programa
> Promover a formação integral do ser humano, desenvolvendo as dimensões: intelectuais, físicas, emocionais, culturais e sociais;
> Extinguir o trabalho infantil;
> Promover a inclusão social de crianças e adolescentes.
> Desenvolver um trabalho preventivo contra:
- Riscos sociais infanto-juvenil;
- Repetência e evasão escolar;
- Marginalidade, dependência química e prostituição infanto-juvenil.
Eixos do Programa
As atividades pedagógicas, culturais e esportivas foram organizadas baseando-se na teoria das Múltiplas Inteligências, proposta por Howard Gardner (1943). Para o referido autor, a inteligência é composta por múltiplos módulos de habilidades interdependentes, porém, com relativa autonomia entre elas. A teoria de Gardner valoriza a habilidade para resolver problemas, o que contribui tanto para expandir e evidenciar uma maior gama de habilidades e talentos do ser humano, como também para corroborar que temos diferentes maneiras de aprender e até mesmo, diferentes formas de aprender determinados conteúdos, deixando de lado o conceito ultrapassado de conhecimento fragmentado e reforçando o conceito de conhecimento em rede. Tendo como base a Teoria das Múltiplas Inteligências, o programa se organiza a partir dos seguintes eixos:
> Acompanhamento das tarefas escolares
> Reforço Pedagógico
> Educação para vida
> Inglês
> Oficina de pintura em tela
> Educação Corporal
> Recreação